Acará Disco: O PH ideal

Em busca do PH ideal para seus acarás discos, os moradores das grandes cidades se deparam com o problema da água fornecida pelas companhias de saneamento. Devido a grande quantidade de produtos químicos utilizados para torná-la potável, o PH geralmente é muito alcalino.

Escala do pH1 Acará Disco: O PH ideal

Manter o PH ideal para o acará disco não é impossível, mas precisamos tomar algumas medidas para que isso ocorra de forma natural e gradativa.

Quando falo em PH ideal, quero chegar o mais perto do que a natureza fornece gratuitamente aos acarás discos.

Sabemos que o acará disco é natural de bacias hidrográficas com PH extremamente ácido, chegando facilmente aos 4.2.

Em aquários não precisamos ser tão exigentes, até por que nossos discos já estão muito bem adaptados a viverem em águas com PH bem mais próximas ao neutro.

Eu particularmente prefiro manter meus aquários com o PH em torno 6.5 mesmo recebendo água encanada com PH que varia entre o 8.0 e 9.2

O mais indicado é mantermos troncos de aroeira em nossos aquários. O tempo e a própria ação da água fará com que a madeira libere o ácido húmico acidificando a água naturalmente.

Mas isso leva tempo  e geralmente não queremos ou não podemos esperar.

O uso de tamponadores facilita em muito a vida de aquaristas no mundo inteiro e fornece a qualidade de água ideal necessária para mantermos discos saudáveis e bonitos repondo sais e minerais indispensáveis aos nossos peixes.

Existem no Brasil duas marcas: Discus Buffer – Seachem  e Target 6.5 – MYDOR.

O processo é instantâneo: adiciona-se o produto e como num passe de mágica, temos o PH ideal para os discos.

A recomendação é de que devemos utilizar em todas as trocas parciais para não termos choques de PH desnecessários.

Fique a vontade para acrescentar ou perguntar algo, será um prazer trocar informações com você!

69 Comments
Posted in Uncategorized

69 Responses to “Acará Disco: O PH ideal”

  1. SILVIO COPPO says:

    OLÁ!
    Meu aquario:1,0X0,5X0,3 (METROS) .
    Pretendo colocar 6 discos.
    Quanto ao tamponamento da água:
    – Posso adicionar o Tamponador Discus Buffer – Seachem diretamente no aquario com os peixes dentro?
    – Qual medição de PH segura, vc aconselha um PHmetro digital?

    Grato
    SIlvio

    • acaradicoorg says:

      Olá Silvio, como vai?

      O efeito do Discus Buffer é imediato. Enquanto estiver fazendo a adaptação deles, vc poderá tamponar o aquário para que eles sejam introduzidos com o pH correto, ok?

      Depois de colocados no aquário, vc também poderá tamponar mas isso deverá ser feito de forma gradativa… baixando o pH aos poucos para que os peixes não sofram com a mudança brusca de ph.

      Qualquer dúvida, estaremos a sua disposição!!!

      Cleber-BaranDiscos

  2. Fernando Allen says:

    Olá td bem.
    Meu aquário é de 200l , tenho 7 discos 5 importados e 2 selvagens, meu ph é de 6.2. Gostaria de saber se meus discos vivem bem com esse ph aliás me parece que eles estão bem e outra dúvida meus discos selvagens não comem ração estão comendo camarão seco alimento para tartarugas preciso de ajuda oque posso fazer em relação a isso?
    Grato
    Fernando.

    • acaradicoorg says:

      Olá Fernando,

      Este é um dos motivos pelo qual não trabalhamos com discos selvagens. A Alimentação deles é muito mais complicada do que para os criados em cativeiro. Discos selvagens carregam o instinto predatório pela vida toda e mesmo depois de terem acostumado com rações industrializadas, ao menor contato com alimentos vivos ou naturais, voltam ao que eram antes de serem introduzidos nos aquários.

      Quanto ao pH não vejo problemas, desde que não ocorram grandes variações. Manter discos em aquários com pH 5.8 até 6.8 é saudável.

      Qualquer dúvida, nos procure!

      Cleber-BaranDiscos
      http://www.barandiscos.com.br
      barandiscos@gmail.com

  3. Fernando Allen says:

    Bom não sei nem como começar. Meu aquário estava muito bem ph 6.2 amonia 0.006 temperatura 29°. Quando percebi que meus discos estavam doentes, levei fotos para o lojista aqui da cidade, aliás praticamente o único, e ele diagnosticou um surto de bactérias em todos os discos, aquário todo infestado. Ele me recomendou usar pimafix e labcon bacter em todo aquário já que a doença estava em todos os peixes, bom pensando que meus peixes iriam melhorar realizei o procedimento, agora de manhã vejo que morreram 5 dos meus discos, sobraram apenas 2 e um deles é um selvagem que acho que não vão sobreviver, estou desanimado, nem vou continuar o tratamento pois acho que foi o bacter que matou eles, como criar peixes tão belos e caros e eles morrerem assim.

  4. Fernando Marinelli says:

    Ola!
    Atualmente utilizo o discus buffer da seachem e meu Ph esta em 6,2 ou abaixo (os testes não pegam abaixo de 6,2) e estou preocupado com as colonias de bacterias, pois agua muito acida atrapalha a colonização. Minha duvida é de como posso fazer para tamponar entre 6,5 e 6,2. Pensei em utilizar o neutral buffer junto com o discus buffer, isso da certo? Como devo fazer para não prejudicar meus discus.
    Obrigado! Abraço!

    • acaradicoorg says:

      Olá Fernando,

      Não aconselho a utilização do neutral buffer para aquários de Acará-disco, pois este produto irá interferir em outros parâmetros da água, que não são indicados para os Discos, como por exemplo, na dureza. Para regular o pH da água é aconselhável efetuar uma troca parcial de água em seu aquário utilizando os produtos que sempre usa como condicionadores e etc, porém coloque uma quantidade menor de discus buffer deixando o pH mais alcalino da água de reposição, coloque devagar no aquário para ir adaptando, este procedimento pode ser repetido semanalmente até o pH chegar aos 6,5 ideal recomendado para Acará-disco.

      Saiba Mais sobre troca parcial de água em http://www.acaradisco.org/acara-disco-como-fazer-uma-tpa-troca-parcial-de-agua-segura-em-seu-aquario/

      Fernanda Cerqueira de Moraes
      Bióloga – Baran Discos
      Fale com a Bióloga: bio.barandiscos@gmail.com
      (11) 4305-9300 / 4305-9400 / 98339-9903
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

  5. Thiago Melo says:

    Olá amigos,

    Boa noite, tudo bem com vocês?

    Comprei um aquário BOYU de 60 litros e pretendo colocar peixes das seguintes espécies: discos, lebistes e neons. Qual é a quantidade ideal de discos para o meu aquário? Saberiam dizer também qual a quantidade ideal de lebistes e neons? Pretendo comprar de 15-20 neons, quatro discos e aproximadamente 10 lebistes. Vocês recomendam estes números?

    Agradeço desde já a atenção!!!

    Forte abraço, Thiago Melo.

    • acaradicoorg says:

      Olá Thiago,

      Os Acarás-disco são peixes que chegam até 20cm de comprimento, portanto recomendamos que o tamanho do aquário seja de no mínimo 200 litros, como citado em nosso artigo: Como montar um aquário para Acará-disco ” Cheguei à conclusão de que quanto maior for o aquário, melhor para os discos e menos problemas teremos em mantê-lo estável. Quando falo em aquário de discos, não consigo pensar em aquários menores que os tradicionais aquários de 200 litros (1,00X 0,50X 0,40)… Este é ideal para aquaristas iniciantes e para os que querem manter apenas 6 ou 7 discos confortavelmente.” O seu aquário de 60 litros pode acomodar tranquilamente os lebistes e neons que deseja.
      Saiba mais sobre a montagem do aquário para Acará-disco em http://www.acaradisco.org/como-montar-um-aquario-para-acara-disco/

      Fernanda Cerqueira de Moraes
      Bióloga – BaranDiscos
      Fale com a Bióloga: bio.barandiscos@gmail.com
      (11) 4305-9300 / 4305-9400 / 98339-9903

  6. januário says:

    ola,posso abaixar o PH do meu aquario de discos com o acid buffer?
    Obrigado

  7. Gabriel says:

    Olá! Sou iniciante em criação de Acaras Discos e acabei de adquirir 3 exemplares para por no meu aquario plantado recém-montado (biologia completa). A minha duvida é em relação a P.h e amônia! No caso do P.h, agora utilizo o Discus Buffer (que está mantendo o P.h em 6.8 a 7.0, não menos que isso). antes não conseguia baixar o P.h, sendo este com 7.5 a 8.2, mesmo o áquario tendo os seguintes itens: cascalho neutro-de rio-, água da torneira entorno de 6.0 e tronco de aroeira… E então… o que acha que poderia estar deixando a água tão alcalina assim? E se caso a amônia estiver alta… como baixar o nível dela?

    Grato pela atenção.

    • acaradicoorg says:

      Olá Gabriel,

      O uso do Discus Buffer em aquários de Acará-disco é indispensável, porque as variações de pH estão entre as principais causas de baixa no sistema imunológico do peixe, portanto continue utilizando este produto em todas as trocas parciais de água e tente baixar um pouco mais o pH tente manter em 6,5, mas faça isso gradualmente nas trocas parciais de água para não haver choque nos peixes do seu aquário. Quanto a amônia a melhor forma de mante-la controlada é através das trocas de água de devem ser feitas semanalmente ou quinzenalmente dependendo do aquário, e não exagerando na alimentação para não haver excesso de resíduos.

      Leia também: http://www.acaradisco.org/como-montar-um-aquario-para-acara-disco/

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos

      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

  8. claudemir says:

    olá tudo bem?

    tenho 1 aquário plantado de 120l, gostaria de saber se conseguiria manter 4 discos com conforto??

    outra coisa, como o meu é plantado eu utilizo co2, mais tbm utilizo o discus buffer para tamponar meu ph, gostaria de saber se o co2 consegue alterar um ph tamponado pelo discus buffer, por exemplo, se meu ph está tamponado pelo discus buffer em 6.6 e eu aumentar a injeção de co2 o ph vai descer mais ou não? pois sem o tamponador, é com co2 que regulamos o ph desejado…

    • acaradicoorg says:

      Olá Claudemir,

      Você poderá manter 4 Discos adultos em seu aquário confortavelmente, respeitando o recomendado de 30l por peixe.
      Quanto ao PH você sempre deve utilizar o Discus Buffer em suas trocas parciais de água para evitar a variação de pH, que não faz bem aos peixes, para controlar a entrada excessiva de CO2 e a acidificação é importante que você use um cilindro que contenha a válvula solenoide, que irá fazer esse controle evitando assim a variação do pH em seu aquário.

      Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato.

      Leia também: http://www.acaradisco.org/como-montar-um-aquario-para-acara-disco/

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos

      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

  9. Gabriel says:

    Obrigado pelas respostas! Estão realmente tirando muitas dúvidas minhas e do pessoal! Mas, aqui vai uma pergunta que me responderam, mas não achei uma solução mais prática pra isso! Muito se diz que as temperaturas para os Acaras Discos são bem elevadas, mas… e no caso se eu quiser abaixar a temperatura? Ou melhor, esfriar o aquário? Pode-se estar dizendo: “‘Ué, é só desligar o aquecedor ou deixar menor tempo com iluminação!”‘ E os ignorantes dizem: “Muda de estado, vai para o Polo Norte!” ou… “É só pôr gelo no aquário!”. (nunca faria isso, obrigado)

    Bom… certo! Isso é “lógica”! Mas, e no meu caso – tenho aquário plantado (as plantas precisam estar em 28°C para se sentirem bem), moro em um dos estados mais quentes do Brasil, onde as temperaturas chegam a mais de 32 °C e só caem em épocas de chuva (o que raramente acontece)! Enfim… Gostaria de saber – Fora os coolers (ventiladores) acionados na tampa do aquário – existe alguma outra solução mais prática para diminuir a temperaturas do aquário?

    Ficarei grato pela resposta =)

    • acaradicoorg says:

      Olá Gabriel,

      Acho que a melhor solução para o seu caso, foi a sugestão dada pelo nosso amigo Claudemir, os coolers de gabinete em conjunto com o controlador e o termostato é uma opção segura para manter a temperatura de seu aquário mais baixa, ressalto que o resfriamento deve ser feito de forma gradual no máximo 1ºC por hora para evitar choques em seus peixes.

      Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato.

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos

      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

  10. claudemir says:

    amigo desculpe entrar na conversa, mais acho que não existe sistema mais pratico e mais barato que coolers de gabinete para resfriar a temperatura da água, existe um controlador que pode ser usado em conjunto com os coolers e com seu termostato que são ligados a ele, ele é programado na temperatura que você deseja e à qualquer alteração na temperatura ele liga o equipamento necessário para estabilizar a temperatura e mantê-la na que você programou..
    ou seja se você programar para 28° se subir ele liga os cooller e se descer ele liga o termostato…
    creio eu que seja um dos meios mais práticos de se controlar a temperatura..
    só não menciono o nome do aparelho pois não estou aqui para fazer propaganda e nem sei se nesse espaço pode..

    fica a dica

    • acaradicoorg says:

      Olá Claudemir,

      Obrigada pela dica para nosso amigo Gabriel, a sugestão foi excelente e garanto que será bastante útil para ele.

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos

      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

      • Gabriel says:

        Opa! Ajudou sim, obrigado Claudemir e Fernanda Moraes.
        Como um bom iniciante em aquários plantados, vi que a oscilação de temperatura realmente não é nada bom, tanto para peixes como para as plantas. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre esse controlador… Com certeza, vou dar uma pesquisada e saber mais sobre esse equipamento.
        Abraços!

  11. Douglas says:

    Olá bom dia! Tenho um aquario comunitario de 360L com 2 discos selvagens e 3 importados além de bandeiras, tetras, mexericas, boca de fogo e outros. Mas estou pensando em adaptar o aquario somente para os discos e me desfazer dos outros peixes. Quantos discus posso manter no aquario? Obrigado! Abraços!

  12. claudio says:

    Muito bom esse site! Sou novo com um aquario de 200l e não sabia que daria tanto trabalho. Gostaria de saber se da para criar acara disco junto com lebiste mantendo o ph de 6,8? E quanto tempo demora para o tronco fazer efeito de acidificar a agua? ja coloquei o (discus buffer adjusts ph to 5.8-6.8) e o ph não sai dos 7.0 o que eu faço?

    • acaradicoorg says:

      Olá Cláudio,

      Os Acarás-disco e os lebistes são peixes que tem necessidades diferentes, os Discos são de água ácida, recomendamos manter o pH em 6,5, já os lebistes são de água alcalina entre 7.0 a 7.2, portanto não aconselhamos criar no mesmo ambiente, pois uma das duas espécies não estará no ambiente adequado e poderá ter problemas. A acidificação do aquário para Acará-disco deve ser feita com o Discus Buffer, você deve dissolve-lo em água em um recipiente antes de colocar no aquário, para que possa fazer o efeito desejado a dose recomendada é uma colher de chá para cada 40 litros.

      Leia Também:http://www.acaradisco.org/como-montar-um-aquario-para-acara-disco/

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos

      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.facebook.com/BaranDiscos

  13. Douglas says:

    Olá bom dia! Estou adaptando meu aqua comunitario para discos e a pergunta é: o tronco de aroeira deve ser colocado com a casca ou sem casca?

  14. Douglas says:

    OLÁ FERNANDA! CONSEGUI O TRONCO DE AROEIRA NO SITIO DE MEU AVÔ E ELE TEM CASCA SIM. OU SERÁ QUE TEM MAIS ESPÉCIES DE AROEIRAS?

  15. Douglas says:

    OBRIGADO

  16. renato da silva barros says:

    ola boa noite tenho um aquario de 96 litros com 3 discus e alguns neon, matro, rodostomos e nao consigo deixar acido, mais no aquario tem tres troncos pequenos aonde estou errando

  17. RUBENS says:

    Parabéns pelo site, fantásticas as orientações. Estou com aquário em preparação para Discos. 450 litros. Como a recomendação de temperatura é em torno de 30º , gostaria de saber na experiência dos amigos quais plantas suportarão tal temperatura. Desde já agradeço.

    • acaradicoorg says:

      Olá Rubens!

      Que bom que vc gostou do nosso blog, ficamos felizes em saber que estamos sendo úteis de alguma forma.

      Prefira as plantas aéreas, aquelas que fixamos aos troncos, como anúbias por exemplo, ok?

      Grande abraço!!!

      Cleber-BaranDiscos!

  18. Leonardo Fontes says:

    cara nao sei se eu vou ser respondido, mas vamo la, eu mantenho um aquario de 200 litros com 3 discos, um cardume de neon, rodostomus e mato grosso, o ph fica em torno de 6,8 e faço trocas parciais de 40% semanalmente. Todos os meus peixes ficam saudaveis, mas os discos estão sempre ofegantes, eles se alimentam bem e tal, mas vivem ofegantes, voce sabe por que isso pode estar acontecendo? eles VIVEM ofegantes, mas o resto parece normal

    • acaradicoorg says:

      Olá Leonardo, como vai?

      Amigo, tentamos responder a todos os comentários do blog sempre que possível, mesmo que as vezes demore um pouco…rsrsrs

      Acho que seu problema é fácil de resolver. Verifique se a saída do filtro está movimentando bem a superfície da água… geralmente, o que torna os peixes ofegantes é a má oxigenação do aquário. Lembre-se que a oxigenação ocorre apenas no espelho d’agua, por isso é importante que a saída do filtro esteja movimentando bem a água na superfície.

      Abração,

      Cleber-BaranDiscos

  19. ANDERSON says:

    OLA ESTOU QUERENDO CRIAR DISCOS A PRINCIPIO,EM AQUARIOS,MAS COMO TENHO MUITO ESPACO,TRANFERI-LOS-IRIA PARA TANQUES QUE TEM PH DE 6,6 SERA QUE SERIA VIAVEL TE-LOS EM TANQUES ASSIM?AS NASCENTES SAO DE SAO DE MESMO PH…O QUE VOCE ME DIRIA?OBRIGADO

  20. Bruno says:

    Boa Tarde,
    Estou com uma grande duvida, tenho um aquário de 500l com aproximadamente 280 mato-grossos, 200 neons, 50 ramiresis e 5 discos selvagens (todos os peixes comprados na feira de Guarulhos), gostaria de saber se os discos convivem bem com esta fauna, pois é minha primeira experiência com discos, faz 15 anos que estou no aquarismo, porem sempre tive ciclideos americanos e jumbos.
    Meu aquário montei com substrato fertil da prodac e camada inerte de areia de filtro de piscina, o aquário estava com ph 6,8, ai baixei ele com um pouco de vinagre de maça ate chegar em 6,6, tem 3 troncos grandes de aroeira e algumas pedras coletadas em um rio a muitos anos…uso um canister de 1200l/h, porem já vou encomendar outro….quando a plantas plantei algumas mudas de cryptocoryne becketti e cryptocoryne willisii, vou comprar mais pois a ideia é deixar o aquário bem plantado…estou usando dois termostatos, um de 300W e um de 200W, estou mantendo a agua em 30º deve abaixar ou mantenho assim mesmo?
    Um dos discus quando chegou estava bem preto, hj 4 dias depois já esta um pouco mais claro, porem mais escuro que os outros..tem algo que eu possa fazer?
    Se puder me dar mais dicas e me corrigir no que eu estiver errando agradeço
    Grande abraço

    Bruno

    • acaradicoorg says:

      Oi Bruno, tudo bem com você?

      Amigão…seu aquário comporta muitos discos, pode ficar tranquilo!!! Assista ao vídeo do meu aquário pessoal que vc vai entender o que estou lhe falando…rsrsrs
      Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=wDTjbZP-NwI

      Discos são peixes de água bem quente, então mantenha seu aquário sempre acima dos 30 graus.O pH ideal seria em torno de 6.5… mas use um tamponador (http://www.barandiscos.com.br/produto/?produto_id=237), vinagre não é o produto mais indicado para esta finalidade. O discus buffer irá baixar e estabilizar seu pH de uma forma segura, sem colocar em risco a vida dos animais.

      Assim que puder, compre mais um canister, de preferência de 2.200 L/H ( http://www.barandiscos.com.br/produto/?produto_id=360) pois este de 1.200 talvez não seja suficiente para filtrar esse volume todo de água.

      É normal que discos sintam o transporte e a introdução ao novo lar, ainda mais se forem selvagens. Observe o animal por mais uns dias e se não houver melhora, vamos precisar fazer algum tratamento, ok?

      Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail: barandiscos@gmail.com

      Grande abraço e sucesso com seu novo aquário!!!

      Cleber-BaranDiscos

  21. Rafael Fernandes says:

    Estou com um problema a ser resolvido antes de por meus discos. Uso cascalho areia de piscina, diz ser neutro. A água da rua, tá em torno de 6,8 o PH mas quando ponho o tronco de aroeira, o PH vai caindo, está dando 5,8. No caso não tenho elementos naturais alcalinizantes. Se por o tamponador ele ajusta o PH e posso por os discos? Pelo menos a questão do PH estará resolvida? O que me diz?

    • acaradicoorg says:

      Olá Rafael,

      Antes de ser colocado o tronco de aroeira precisa ficar de molho por uns dias em um recipiente com água e essa água deve ser trocada diariamente para a remoção do tanino, que é uma substância que acidifica a água. Caso tenha feito este procedimento, provavelmente ainda há tanino na madeira e por isso a aroeira continua acidificando a água excessivamente, neste caso deixe o tronco em tratamento por mais uns dias. Eu aconselho a realizar uma troca maior de água para ajustar o pH e deixar mais alcalino sem colocar o tamponador nessa troca e nenhum outro tipo de acidificante, pois o tamponador mantem o pH estável,mas ele também acidifica. Nas trocas futuras quando o pH estiver estável, o tamponador deve ser utilizado na água de reposição para não haver variações.

      Abraços.

      Fernanda Moraes
      Bióloga – Baran Discos
      bio.barandiscos@gmail.com
      http://www.barandiscos.com.br
      55 11 4305-9300
      55 11 4305-9400

      Leia também:http://www.acaradisco.org/acara-disco-acido-tanico-estabilidade-e-equilibrio/

  22. Rafael Fernandes says:

    Tirei o tronco do meu aquário e o PH com tronco dando 5,8 foi para 7 a 7,1. Tá neutro bem estabilizado. Fiz os testes da forma comum com teste da Alcon, e medidor digital. No caso do tronco, vou deixá-lo em tratamento por água quente por 28 dias, ai fazendo isto, diminui a alteração do PH? Posso por uma rocha de calcário para equilibrar, ou se eu tratar novamente o tronco, e depois colocá-lo, e por o tamponador, o PH vai ficar no ponto certo para os discos? Será que se colocar elementos acidificantes naturais “tronco de aroeira” e alcalinizantes “rocha de calcário ou outra que alcaliniza” O Ph tem mais chance de se manter equilibrado?
    Abs.

  23. Fabio Moreira says:

    Oi estou com um problema montei um aquário de 420 lt com sump com cerâmica e carvão.
    Depois de ciclar uns 15 dias , medi o ph e estava 7,4 bem alcalina, usei 2 frasco de alcon acid e não resolveu o problema.
    Um amigo me indicou para fazer alguns teste isolados de ph com a cerâmica, carvão , cascalho.
    E o resultado a cerâmica e o carvão deram alteração rápida de agua acida para alcalino.
    O que eu posso fazer, existem tipos de cerâmica e carvão?
    Obrigado

  24. rodrigo says:

    Tenho um aquário de 500 lt faz 1 mês, com 6 discos, 15 corridoras e 30 mato grossos.
    Toda semana faço tpa de 100 lts, minha dúvida é quando vou precisar fazer trocas maiores e se algum dia vai ser preciso trocar 100% da água.
    Obrigado.

  25. Fabio says:

    Olá meu aquário tem + ou – 2 meses rodando e ultimamente está aparecendo muitas algas marrom, nas pedras, vidro e plantas.
    O que pode ser e como evitar o aparecimento.
    Obrigado.

  26. davi veiga says:

    Boa noite Cleber…atualmente montei um cubo de 70x70x60…com um canister jebo 1500l,H já tenho nele 25 neons 5 rosdotomos 3 coridoras…quantos discos tu me aconselharia a por nele…ph estabilizado em 6.2 abraços

  27. Fernando says:

    Olá, boa noite. Tenho um aquário de 200 litros com 20 neons, 08 mato grosso, e 07 Discos. Meço diariamente o pH, que fica entre 6.6 e 6.8. Mas nos últimos dois dias o pH está variando muito, chegando a 7.0. Tenho vários troncos de aroeira, mas não sei se está adiantando muito. Tenho algumas dúvidas. Este pH (7.0) é perigoso para a vida dos discos? Posso tirar os troncos e “lixa-los”, deixando de molho novamente para não tingir a aguá e posteriormente, coloca-los novamente para acidificar a água?
    Obrigado.
    Abraços.

  28. wagner says:

    ola gostaria de saber sobre pate
    meu cobalt,
    nao esta comendo ração, mas se eu dou pate come que nem um louco
    tem problema em dar so o pate, ja que não come a ração
    e quantas x por dia posso dar o pate

  29. ronaldo says:

    ola, meu aquario tem 440lts,tinha o ph na fixa dos 6.4 dai cai na besteira de querer deixar nos 6.8;entao coloquei conchinhas moidas numa quantidade que subiu bruscamente para 7.5 ou mais matando todos meus 30 neons e 3 discos e mais algumas especies,entao tentei tirar o max de conchas mas o ph nao baixa de 7.2 mesmo colocando produtos como acid e tal;agora quero por o disco bufer pra ver se resolve,ele é plantado tem 2 troncos +ou- 40cm e vou colocar outro um pouco maior;a pergunta é:quantos lts dagua tiro pra repor com o disco buffer?eu uso uma bombona de 20lts pra fazer a tpa,quantas gr ponho por bombona?se puder me ajudar fico muito grato.

  30. Mauricio says:

    Bom dia!

    Sempre quis ter Acara Disco no meu aquario de 100l, hoje vejo que o aquario esta bem plantado com 3 troncos e o pH se mantem em torno de 6.6 naturalmente.

    Tenho mato grosso, acara bandeira, neon, rodostomus, tanictis, rasbora, tetras, beijadores, paulistinhas e ramireze. Coloco semanalmente o Seachem Prime alem de fertilizantes da Seachem inclusive o Excel diariamente.

    Possuo 2 torres de filtro biologico com vazao total de 720l mas deixo sem fazer bolhas porem a agua fica muito movimentada na parte de cima.

    Possuo uma boa iluminação com 4 lampadas de 20w Hagen (Aqua Glo, Life Glo, Flora Glo e Power Glo)

    A minha ideia é comprar 1 ou 2 discos de 4cm a 6cm aproximadamente.

    O que vc acha?

    Aguardo.

    Desde já agradeço,

    Mauricio

  31. Mauricio says:

    Bom dia Fernanda!

    Obrigado pela resposta. Certamente, tenho planos de ter um aquario maior mas não agora. Li que os discos podem viver 18 anos e que chegam a 20cm de comprimento, mas em qto tempo mais ou menos eles chegam a 15/20cm?

    Pq a ideia seria compra-los filhotes com 5/6cm. Eles demoram a crescer? Ou rapidamente ficariam “apertados” no meu aquario de 100l ?

    Abraços,

    Mauricio

  32. Eder says:

    O co2 é indicado para abaixar o ph? Pq?

  33. Rosa says:

    Tenho um aquário de 500l + sump, está rodando desde janeiro com 7 discos, mato grossos e neons.
    Preciso mudar de localidade, qual seria a melhor maneira de fazer toda a mudança?
    Obrigada.

  34. Guilherme says:

    Olá Galera blz?
    tenho um aqua de 212 litros onde eu criava 2 kinguios,
    mas agora fiz um lago para eles e estou querendo montar um aqua de ph acido,
    comprei o acid da labcon, e 5 neons, mas o ph só fica em torno de 6,8~7,0
    o aqua tem um pouco de cascalho de rio no fundo, junto com a laterita, e por cima tem areia de filtro de piscina, tenho 2 pedras sedmentares nele, será que estas podem ser o problema com o ph ? obg desde já
    abraços

  35. Bruno Alberto Vitorino says:

    Boa Tarde, tenho aquário de discos. Tenho discus buffer, utilizei para baixar o ph… porem o ph não mudou mais independente de fazer tpa ou não… o PH não muda de 6,2… você acha devo utiliza-lo nas tpas mesmo o PH tando baixo pra ajudar a controlar a dureza ou devo parar de usar? tem algum problema?

    Obrigado.

  36. Fernando de paiva says:

    amigo ph do meu aquário ta em 6,4 já esta bom para os discos?

Comentários

Comentários

or chancel